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sábado, 27 de dezembro de 2008

Fim de ano e vôos atrasados

Atenção senhores passageiros:

Manchetes e notícias sobre atrasos em vôos nos principais aeroportos do país estamparam os jornais e edições online dos principais órgãos de comunicação nestes últimos dias.

Não é o meu caso, mas fico imaginando as milhares de pessoas que programaram suas viagens com muita antecedência e agora precisam novamente passar por esse tipo de problema nos diversos aeroportos do país.
Empresas que cumprem mal o seu papel são ameaçadas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) e fala-se em multas pesadas.

Em plena era da informação somada á tecnologia, não entendo como pode haver esse tipo de falha de planejamento logístico em empresas do transporte aéreo do país. É óbvio que nessa época do ano haverá um acúmulo de passageiros em viagens tanto no território nacional como para resto do mundo.
Essa demanda sem dúvidas tem seu histórico registrado. Dessa maneira, através de estudos e previsões, caberia as empresas tomarem as devidas providencias para operarem dentro ou mais próximo possível da normalidade.

Porém as empresas aéreas estão com suas "marcas" estampadas nos principais jornais com informações negativas sobre sua atuação. O atraso supera 60% do total de vôos programados, quer dizer dos assentos vendidos pelas companias.
Uma notícia negativa tem cinco vezes mais poder de fixação na mente do consumidor.
Sendo assim, não seria mais inteligente e barato prover-se dos recursos necessários para manter-se uma operação tranquila do tráfego aéreo? Não é para isso que elas existem?

No caso, a GOL e a VARIG são as que demonstram total falta de capacidade para lidar com aquilo que deveria ser sua prioridade em seu principal negócio: o transporte de passageiros.
A GOL ontem em reunião prometeu á ANAC que irá preencher os postos de chekin de passageiros nos aeroportos com maior movimento no país.
Mas isso não deveria ser algo natural de sua estratégia operacional?
Afinal de contas tanto a GOL quanto a VARIG vivem do transporte aéreo de passageiros e não entendo porque passam por esse tipo de situação/problema.

GOL e VARIG: Não adianta fazer publicidade se sua capacidade de atender a realidade do mercado está muito aquém das necessidades dos clientes.
Mais uma vez pegou muito mal sua demonstração de incapacidade e ineficiência.

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