Anúncio Superior

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A Pergunta que Não quer Calar

Algumas coisas realmente não tem explicação. E algumas explicações muitas vezes não esclarecem nada.
É aquele tipo de situação que habitualmente vemos na cena política, em que alguns mandatários eleitos pelo povo, simplesmente emitem opiniões toscas sobre determinado assunto ou escorregam diante de uma realidade qualquer e se apoiando no marketing, mudam o foco da questão.

Por exemplo o prefeito de São Paulo quando perguntado sobre o alagamento extendido no Jardim Romano - Zona Leste da cidade - respondeu que em conjunto com o Governo do Estado irão construir o maior "Parque Linear" da América Latina. Mas que sandice é essa? Onde fica o respeito com o público? Com o eleitor? Com os cidadãos?

Por que será que no Brasil a classe política continua na idade da pedra tratando os cidadãos como verdadeiros imbecís?? Peço ajuda do Deputado Brizola Neto que sabe fazer perguntas inteligentes, mesmo que não receba resposta a altura:

Será que em SP jornalista não faz pergunta?

Se o plano era deixar as margens dos rios livres, como construíram 
um conjunto e uma escola na beira do  córrego?
"Se o plano era deixar as margens dos rios livres, como construíram um conjunto e uma escola na beira do córrego?"

Eu até tinha a intenção de falar menos do problema das enchentes em São Paulo. Mas hoje, com a notícia da morte de uma criança de seis anos por leptospirose nas áreas alagadas (há duas semanas, meu Deus, duas semanas!) acabei indo olhar o noticiário.

E me deparei com a seguinte frase do prefeito Gilberto Kassab que, apesar de lamentar a morte do menino Isaac Lima, disse que a prefeitura está no caminho certo.
“No início da nossa gestão identificamos essa questão e tanto o governador José Serra como eu apresentamos o projeto de um parque linear ao longo da várzea do rio Tietê. Essa execução passa pela transferência das famílias que moram nessa região para moradias com dignidade.

Aí me lembrei do que tinha visto na própria Folha, na sexta-feira, salvei o jornal do lixo e escaneei a foto que ilustra este post. Quer dizer então que a prefeitura e o Goveno no Estado identificaram o problema das enchentes, resolveram fazer um parque e ali, justamente na beira do córrego que desemboca no Tietê, fizeram uma escola e um conjunto habitacional?

Ah, fala sério… o que mais me impressiona é que a imprensa paulista não faz um escandalo, não aperta os governantes com perguntas simples, diretas, óbvias: porque então a prefeitura construiu um conjunto habitacional na beira de um rio que sabia que ia encher?
Como é que licenciou um condomínio de casas ali?
Está na cara que esta enchente está durando só por uma razão, remover os moradores dali.
Morrer uma criança de seis anos é o de menos.

Fonte: Blog Tijolaço do Brizola Neto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário