Anúncio Superior

domingo, 1 de fevereiro de 2009

AUTOESTIMA - Repetir frases positivas sobre VOCÊ mesmo melhora sua autoestima

Através dos pensamentos criamos nossa realidade.
Então, se você insiste em pensar mal de você mesmo, fazer afirmações positivas é uma maneira de aumentar a autoestima, pois cada palavra que expressamos exerce uma ação sobre nós. “

O objetivo das afirmações é a mudança do padrão de pensamento que mantém uma situação de autoestima baixa”, explica Lizete de Paula, a terapeuta floral e fundadora da empresa Florescentia, que usa afirmações no tratamento de seus pacientes e na vida pessoal com muito sucesso.


Foi nos anos 80 que ela descobriu a força desta prática, ao conhecer o livro Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay. A leitura provocou em Lizete um desejo enorme de alterar alguns padrões negativos em sua vida. “Este foi o começo de uma grande mudança, que continua, pois sempre temos mais e mais para crescer e evoluir”, conta ela.
Foi a mesma escritora quem despertou a administradora de Porto Alegre, Semadar Marques, para o poder das afirmações, quando comprou um CD de Louise L. Hay durante um curso de autoconhecimento. “Foi muito bom, pois peguei o hábito de levantar pela manhã escutando as afirmações e de ir dormir ouvindo também”, explica.


Quando não dá tempo de ouvir o CD antes de sair de casa, Semadar vai fazendo as afirmações no correr do dia. “Fico repetindo mentalmente em todos os momentos. Digo que sou linda, que vou vencer, que sou próspera, interessante, que todos me amam, que amo a todos, que sou muito feliz, transbordo felicidade, que minha vida é iluminada, que a tranqüilidade e a serenidade habitam em mim... e muitas outras coisas. É bom demais”, conta ela.

Entretanto, as afirmações não podem ser mera repetição mecânica de palavras pois, neste caso, explica Lizete, não têm muita força de transformação. A terapeuta ensina que devem ser usadas como um mantra ou uma oração, em que a consciência do que se diz está presente e cada palavra ressoa no centro do nosso ser.

Persistência também é importante. “No início, eu fazia mas, não sentia diferença alguma. Quando percebi, tinha conquistado uma força e uma felicidade fora do comum”, lembra Semadar, que hoje avalia terem sido as transformações interiores as mais importantes. “Minha auto-estima está a mil, me sinto forte e segura, capaz de atravessar qualquer situação difícil”, conclui ela.

Lizete também perseverou. Começou as afirmações num momento de baixa autoestima, dizendo para o espelho que se amava e se aprovava. “Quando dizia isso, minha mente crítica retrucava: ‘como posso me aprovar se não tenho valor, sou feia, magra, sem nenhum atrativo?’. Até que, de repente, percebeu que havia, finalmente, internalizado o exercício: “Um dia me surpreendi ao me olhar no espelho e dizer: ‘como você está bonita hoje!”

A terapeuta cita a sabedoria indígena de “pôr-as-palavras-para-andar”, em que a pessoa diz claramente o que se pensa pois, se guardar estas reflexões, ficará bloqueado. “É preciso falar, mas usando as palavras e pensamentos certos. Afinal, se somos o que pensamos, precisamos ter muita atenção com o nosso pensamento”, ensina ela.

Se o que pensamos sobre nós torna-se nossa verdade, é mesmo importante cuidar destes pensamentos. As afirmações, se feitas de coração, ajudam na mudança de padrões, na criação de um futuro mais positivo. Afinal,o que acontece dentro de nós é o que acontecerá fora também. É apenas uma questão de praticar para que se torne parte de sua vida.

Fonte:blog Terapia Floral - Carolina Arêas - http://www.terapiafloral.net

2 comentários:

  1. Olá, Paulo,

    Tudo bem?

    Será que vc poderia colocar o link do meu blog também?

    Um abraço,

    Carolina

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina!

    Tudo bem sim e você?
    Já adicionei o link de seu blog. Inclusive estou adicionando aos meus favoritos.
    Desculpe a minha distração.

    Um abraço

    ResponderExcluir