Anúncio Superior

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Boas Notícias da Semana

Direto do blog: O Brasil Que dá Certo!

Este fim de semana traz várias boas notícias!

1. Obama decide reduzir os subsídios dos americanos sobre sua agricultura. Esta é uma batalha brasileira de 40 anos, e é um importante precedente. O Brasil tem vocação nesta e muitas outras áreas, mas não é fácil outro país reconhecer tal verdade e transferir a produção para o estrangeiro. Para evitar tal transferência, criam-se os subsídios.

Quem diria que, além de não estarmos em crise, estamos lentamente resolvendo alguns problemas de longo prazo? Outro problema desse tipo é a redução dos juros internos, que logo, logo deverão cair para 6% ao ano..

2. Imposto de Renda recolhido pelas empresas de lucro presumido sobe 6% em janeiro. Só que, neste caso não é o lucro que subiu, mas as vendas dessas empresas, porque se presume que elas ganhem 32% de tudo que faturam.

Portanto, conclui-se: ou que as pequenas empresas não estão em crise, ou então que elas estão pagando mais IR do que precisam, ou que elas estão fabricando receitas para enganar comentaristas como eu.

3. O imposto de renda na fonte de pessoas físicas subiu 23% em janeiro, comparado com o janeiro anterior, informa Ribamar Oliveira na sua excelente coluna no Estado. Se está havendo desemprego em massa, isso significa que os desempregados, por alguma, razão continuam pagando IR, e aumentandoem 23% a sua contribuição para esconder a verdadeira crise.

4. Bancos emprestam R$ 84 bilhões de reais para as empresas em janeiro. Repito: emprestaram R$ 84 bilhões, quando, no resto do mundo, o crédito secou e os governos estão imprimindo moeda para dar liquidez ao sistema. O BC não está imprimindo moeda; os bancos estão sólidos e emprestando.

A má noticia é que isto foi noticiado como "Queda de 24% no Crédito as Empresas" -- e confesso que até eu fiquei assustado. Estaríamos, sim, entrando numa mega crise.

Só que o crédito no Brasil continua praticamente o mesmo, o que caiu foi o volume de NOVAS OPERAÇÕES de crédito. Aprenda Economia: isso é normal quando a economia crescia 7% ao ano e passa a crescer 2%, uma queda no crescimento de quase 70%. Portanto, uma queda efetiva de somente 24% de novos créditos é até uma boa noticia. A confirmar.

Desse jeito, o governo Lula vai achar que há uma conspiração para derrubar o seu governo, quando provavelmente é tudo uma estratégia para chamar a atenção do leitor, como de fato chamou.

5. Só que estas manchetes assustam, e como somente 1.000 pessoas acessam diariamente este blog (e muitas nem concordam com as análises aqui apresentadas), o clima de pessimismo se espalha lentamente pela economia brasileira. Se até eu me assustei, imaginem os que não entendem de economia administrativa.

6. Tanto é que a Confiança de Consumidor caiu em janeiro 1,8%, e isso, minha gente, é muito grave. Economia se baseia em expectativas nem sempre tão racionais dos consumidores, que se balizam no que os outros dizem, e não nas suas próprias analises.


Nenhum comentário:

Postar um comentário