Anúncio Superior

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Carta á Folha de S. Paulo

EDUARDO GUIMARÃES: "COBERTURA DA MERENDA DE KASSAB, DÁ NOJO"

Atualizado e Publicado em 06 de fevereiro de 2009 às 18:31

Carta enviada por Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com, a Carlos Eduardo Lins e Silva, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo. O motivo é a cobertura desta sexta-feira, dia 6, sobre a denúncia de corrupção na merenda escolar do governo Kassab.

Caro Carlos Eduardo,

Escrevo a você porque é inaceitável o que a Folha fez hoje, e preciso desabafar.

Quero que você saiba do nojo, do asco, dos engulhos que senti ao ver a reportagem sobre a corrupção na gestão Kassab nessa questão da merenda escolar.

Quem quiser saber por que uma eventual vitória de José Serra na eleição presidencial de 2010 faria o Brasil regredir décadas, basta ver como foi dada pela Folha, por exemplo, a notícia sobre esse caso de corrupção na prefeitura paulistana.

A Folha esbofeteou seus leitores - ainda que muitos não saibam disso - com a manchete cifrada "Chefe da merenda na capital migrou para fornecedora". Que diabo de manchete é essa? Manchetes deveriam dizer mais usando menos palavras, não o contrário.

Quem assistiu a tal reportagem da Record na noite de quinta-feira sabe que é o governo Kassab, não um assessor qualquer, que está sendo investigado pelo MP. Contudo, a reportagem da Folha tentou passar a idéia de que a prefeitura é que está investigando.

Se escândalo dessa gravidade fosse em algum governo petista, seria manchete principal de primeira página e citaria o nome do titular daquele governo e seu partido, e deixaria bem claro que o governo é que estaria sendo investigado. E além de expor o governo, ainda inventaria agravantes.

Imaginem um país governado por partidos e por um presidente que a grande imprensa inteira trataria de blindar contra qualquer denúncia. A corrupção se tornaria endêmica, o país afundaria em corrupção como afundou na época de FHC enquanto a imprensa se omitia criminosamente.

Sinto muito, Carlos Eduardo. A minha atuação nesta área não é para fazer amigos e sim para defender meu país de gente como Kassab e Serra, de partidos como o DEM e o PSDB, de jornais como a Folha.

Depois eles têm coragem de vir falar de mensalão etc. Cínicos! Eu tenho nojo do que estão fazendo. Nojo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário