Anúncio Superior

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pesquisa CNT/Sensus: Dilma 46% x Zé 28%

Finalmente saiu o resultado da tão aguardada pesquisa CNT/Sensus. Nela é possível constatar que Dilma tem possibilidades de vencer no primeiro turno já que teria mais de 53% dos votos válidos. Interessante mesmo é a resposta do entrevistado na questão: Qual candidato você não votaria? O Zé aparece com rejeição superior a 40% e Marina beira os 50%.

Diria que falta muito tempo para as eleições, porém este quadro sofreria profundo revés apenas se um fato novo - um golpe terrorista do PIG, por exemplo para impactar a cabeça do eleitor - algo que considero ser uma possibilidade remota, pois o povo brasileiro já se acostumou ao jogo democrático e diante da realidade atual, não arriscaria cair na armadilha dos velhos meios de comunicação de massa.

CNT/Sensus: Dilma tem 46% e venceria no primeiro turno


Claudia Andrade
Direto de Brasília
Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou nesta terça-feira (24) liderança de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial. A petista registra 46% da preferência do eleitorado, enquanto José Serra (PSDB), seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, tem 28,1%. A ex-ministra Marina Silva (PV), por sua vez, aparece com 8,1% dos votos, conforme o levantamento.

Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Votos brancos e nulos somaram 5,1%, enquanto 11,7% não sabiam ou não responderam. Na pesquisa anterior CNT/Sensus, divulgada no dia 5 de agosto, Dilma aparecia com 41,6%, Serra tinha 31,6% e Marina aparecia com 8,5% dos votos.
Na pesquisa espontânea, sem a indicação do nome dos candidatos, Dilma Rousseff aparece com 37,2% da preferência do eleitorado, enquanto Serra soma 21,2% e Marina Silva totaliza 6%. Brancos e nulos somam 5,4% e indecisos, 25,2%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 30,4%, Serra somava 20,2% e Marina, 5%. O número de brancos e nulos era 3,8% e o de indecisos, 27,9%.

Primeiro turno
Dilma soma 55,3% dos votos válidos (descontando brancos e nulos), contra 44,7% dos demais candidatos - desse percentual, 33,7% referentes a José Serra. Essa contabilidade favorece a eleição da petista. "É uma eleição tecnicamente decidida em primeiro turno", diz o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Segundo turno
A CNT/Sensus também fez um levantamento simulando um segundo turno entre Dilma e Serra. A petista aparece com 52,9% das intenções de voto, contra 34% do tucano. Na pesquisa anterior, os percentuais eram 48,3% e 36,6%, respectivamente.
O presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade, credita a três fatores principais a vantagem da petista em relação aos adversários. "A candidata Dilma Rousseff consegui encarnar bem a pessoa que tem o presidente Lula como apoiador, presidente que tem uma popularidade alta. Também há os programas sociais como o Bolsa Família. E ela conseguiu colocar para as pessoas que foi o braço direito dele em todo esses resultados", afirmou.

Rejeição
Quando a pergunta feita é em quem não votaria de jeito nenhum, José Serra aparece com 40,7% de rejeição, contra 28,9% da candidata petista. Marina Silva tem 47,9% de rejeição. No levantamento anterior, a rejeição de Serra era de 30,8%, Dilma tinha 25,3% e Marina Silva, 29,7%.
Na avaliação do diretor do Instituto Sensus, o ponto crítico de rejeição é 35%. "Acima de 40%, é um candidato que perde um pouco a capacidade de ganhar a eleição".

Quando a pergunta é 'qual o único que votaria' da lista, Dilma soma 39,8%, José Serra, 22,6% e Marina Silva, 8,3%. Os números do levantamento anterior eram 34,6% para Dilma, 25,1% para Serra e 10,9% para Marina Silva. A expectativa de vitória também é liderada pela petista, com 61,8% das respostas à pergunta 'independente de quem vai votar, quem acha que vai ganhar as eleições?'. José Serra tem 21,9% e Marina Silva, 1,3%.

Encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 18 de agosto de 2010, sob o número 24903/2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

FONTE: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário