Anúncio Superior

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Datafolha falha?

Gato escondido com rabo de fora
Veja: Inspiração no carisma de Obama para dar uma forcinha ao Serra

E o pau tá comendo na guerra das pesquisas… Denúncias que circularam pena internet durante todo o final de semana acabaram confirmadas, hoje, pelo diretor do Datafolha Mauro Paulino. O instituto ampliou (e muito) a amostra colhida em São Paulo para a sondagem de intenção de votos divulgada no final de março, dias antes de José Serra (PSDB-SP) deixar o governo paulista e oficializar sua candidatura.

Na pesquisa de fevereiro, o Datafolha coletou amostras em 18 bairros de São Paulo. Em março, a quantidade de bairros subiu para 71. Nenhuma outra cidade teve o universo amostral modificado.

A desculpa do diretor do instituto é que o aumento das amostras em São Paulo foi motivado por uma pesquisa paralela para o governo daquele estado. Acontece, porém, que o formulário registrado no TSE não traz nenhuma pergunta específica para os paulistanos.

Ora, não precisa ser gênio para saber que aumentar as amostras em São Paulo beneficia José Serra. Mas, tomemos como bem-intencionadas as ações do Datafolha. Mesmo assim, o instituto não poderia em hipótese alguma comparar as pesquisas de março e fevereiro para afirmar que Serra subiu 4 pontos. São metodologias diferentes, com universos amostrais completamente diferentes.

Ou seja, tem gato escondido com rabo de fora por aí.

A capa da Veja

Não poderia deixar de comentar também a capa da revista Veja desta semana (no topo deste post, ao lado da Time com Obama). Esse José Serra meigo e com carinha angelical tá demais… hahahahahaha.
E a frase: “Eu me preparei a vida inteira para ser presidente.”  Hahahahahahaha
Vejamos a capa com Dilma:
Além de ser em preto e branco, olheiras acentuadas, as chamadas na capa são: “A candidata e os radicais do PT”, “Entre a ideologia e o pragmatismo”, “O estado e o capitalismo no mundo pós-crise”… Só coisa boa, pra cima, alto astral.

Sem falar que o conteúdo da Dilma é uma entrevista sem sal (ver aqui). E o conteúdo de Serra é uma ode ao futuro estadista brasileiro (ver aqui).

Não voto em Dilma nem gosto do PT (salvo algumas exceções). Mas que existe um PIG no Brasil, isso existe…

Nenhum comentário:

Postar um comentário