Anúncio Superior

domingo, 17 de outubro de 2010

Serra não cuidou nem da segurança pública de São Paulo

E vive falando por aí que irá investir pesado na segurança do país, principalmente nas fronteiras. Só se forem as fronteiras que ele conhece bem que fica entre a "mentira" e o "ódio de classes".

Abaixo reportagem do R7

Segurança baleado em roubo a shopping
levou um tiro no peito, diz secretaria

Ele está internado no hospital do Mandaqui e seu estado de saúde é muito grave
Da Agência Record
Luísa Macedo/R7Luísa Macedo/R7
Bandidos atiraram contra a vitrine da Pub Bijou e quebraram o vidro
O segurança do shopping Center Norte que foi baleado em um roubo a uma loja de bijuterias, neste domingo (17), levou um tiro no peito, informou a Secretaria Estadual de Saúde. Ele foi transferido do pronto-socorro Santana para o hospital do Mandaqui e, segundo a secretaria, seu estado de saúde é considerado gravíssimo. A assessoria de imprensa do shopping não confirma a informação e diz que o estado de saúde da vítima não era grave no momento em que ele foi baleado.

O roubo à loja de bijuterias Pub Bijou seguido de tiroteio provocou pânico em clientes do shopping Center Norte, na Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, por volta das 12h30 desse domingo. A Polícia Militar informou que um segurança teria reagido e trocado tiros com os criminosos dentro do centro de compras. A assessoria do shopping informou que os seguranças do estabelecimento não andam armados.

A polícia ainda disse que três homens armados invadiram a loja. A vitrine de vidro foi quebrada e peças de mostruários em exibição foram roubadas. A PM cercou o local, mas até por volta das 18h24 ninguém havia sido preso. O helicóptero Águia 12 da polícia sobrevoava a região. No momento do roubo, a Pub Bijou estava fechada.

Por volta das 15h desse domingo, o movimento do shopping já estava normalizado. Porém, muitos curiosos, policiais e seguranças ainda estavam em frente ao local do crime. A loja assaltada fica na praça central do shopping e próxima a grandes joalherias. No local também iria acontecer um desfile infantil às 14h, mas foi cancelado por causa do roubo. Os desfiles seguintes, marcados para 16h e 18h, estavam previstos para acontecer normalmente.

A assessoria do shopping informou que três assaltantes dispararam contra a vitrine e depois contra o segurança que estava no shopping.

Os bandidos fugiram. Por volta das 15h30, o shopping estava cheio e muitos consumidores não sabiam do roubo. No horário, havia um tapume na frente da vitrine da Pubijou e funcionários estavam limpando os vidros caídos.

Especialistas

Seguranças de shoppings não atiram. Este é o motivo, segundo especialistas ouvidos pela reportagem do R7, para assaltos a joalherias dentro desses centros comerciais terem "virado moda" na Grande São Paulo.

Para Guaracy Minguardi, doutor em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo) - especializado em segurança pública -, o bandido pratica o crime que "está na moda". Depois de perceber que alguns tipos de crime "deram certo" - geralmente com planejamento complexo - outros ladrões mais "relaxados" tentam praticar o mesmo delito. Ainda de acordo com o especialista, no caso específico do roubo a joalherias de shoppings, outro grande incentivo é o tipo da segurança feita nesses lugares.

– A segurança [dos shoppings] é mais voltada para prevenir 'bagunça'. Eles geralmente não estão preparados [para crimes mais complexos], tem muita gente [nesses lugares]. Fazer um disparo dentro de um shopping é pior que deixar o roubo acontecer. Já pensou se um segurança dá um tiro e chega a acertar um cliente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário