Anúncio Superior

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sinceramente Esgotado

Já quase não tenho estomago para ouvir rádio, muito menos televisão e nem mesmo a internet. Nojo, simplesmente nojo me invadiu de ontem pós-debate para hoje. Twitter, portais, blogosfera... tudo está me deixando lamentavelmente esgotado. Essa campanha eleitoral já deu o que tinha que dar. Abaixo post da Jornalista Hildegard Angel em seu blog explica essa energia pesada que paira na atmosfera nacional.

Torcendo para essa campanha acabar logo e o Brasil voltar à paz


Esta campanha, na base das ofensas, da deselegância, da desqualificação desrespeitosa da candidata do governo, das manchetes espetaculares, muitas vezes na contra-mão do próprio conteúdo das matérias, está fazendo muito mal ao país. Nem na eleição tão polarizada de Collor, com aquela edição vergonhosa de debate e tudo, foi assim. Se formos procurar paralelo, vamos ter que ir lá atrás, quando o Brasil esteve literalmente dividido entre direita e liberais, devido às campanhas odientas da UDN (leia-se Carlos Lacerda, que chamava todo mundo de "ladrão") contra o PSD e o PTB. Foi...
Assim é agora. Uma campanha que contrapõe a dita elite aos excluídos, os assim considerados letrados aos pouco preparados,  os nobres aos plebeus, os preconceituosos aos rejeitados. Uma campanha que afasta as pessoas, separa amigos. Nunca vi tantos cortarem relações com amizades antigas como agora. É ao que leva uma campanha com esse teor de ódio. Uma campanha do ressentimento e da baixeza. Aí fico até pensando que, em 2006, quando se uniram num comitê  de tucanos vips e não permitiram que José Serra fosse o candidato a enfrentar Lula, preferindo Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves e Tasso Jereissati estavam sendo premonitórios. Vai levar tempo para serem reparados tantos estragos agora feitos, longo tempo para que o Brasil reencontre seu equilíbrio...

Vejam, no flagrante abaixo, até onde pode ir a mistificação...
 

O que é o desespero. Além do bombardeio de mails ofensivos, dos panfletos apócrifos e do uso até de telemarketing para disparar telefonemas com mentiras sobre a candidata Dilma, vejam a novidade de hoje, nessa reta final de campanha: adesivos falsificados Dilma 45 e tweets idem, #Dilma45, querendo induzir o eleitor do PT a errar, trocando o 13 pelo 45, de Serra. A foto foi feita pelo twiteiro @SeoCruz para o site Espalhe a Verdade...

Hildegard Angel é uma das mais respeitadas jornalistas do Rio de Janeiro. Durante mais de 30 anos foi colunista no jornal O Globo, quer cobrindo a sociedade (com seu nome e também com o pseudônimo Perla Sigaud), quer cobrindo comportamento, artes e TV, tendo assinado por mais de uma década a primeira coluna de TV daquele jornal. Nos últimos anos, manteve uma coluna diária no Jornal do Brasil, onde também criou e editou um caderno semanal à sua imagem e semelhança, o Caderno H. Com passagem pelas publicações das grandes editoras brasileiras - Bloch, Três, Abril, Carta, Rio Gráfica - e colaborações também em veículos internacionais, Hildegard talvez seja a colunista social com maior trânsito no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário