Anúncio Superior

sábado, 23 de outubro de 2010

UOL: Crítica à TV Globo por vídeo sobre Serra fica entre principais tópicos do Twitter

Sob a hashtag #globomente, membros do microblog Twitter fizeram nesta sexta-feira (22) um protesto virtual contra a edição do Jornal Nacional que mostra o presidenciável tucano, José Serra, sendo atingido em dois momentos diferentes durante uma caminhada na zona oeste do Rio de Janeiro, na quarta-feira (20). O assunto foi o segundo mais comentado entre os tuiteiros de todo o mundo.

Na noite de quinta-feira, o principal telejornal do país exibiu uma comparação entre imagens do SBT e outras, captadas pelo telefone celular de um repórter da Folha de S.Paulo, para dizer que Serra foi atingido duas vezes na passagem pelo bairro de Campo Grande, em meio a um confronto entre petistas e tucanos.

O presidenciável, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, afirmou que um objeto de aproximadamente meio quilo o atingiu na cabeça. As imagens do SBT, que teriam sido captadas em outro momento, mostram apenas uma bola de papel tocando a cabeça do ex-governador de São Paulo.

O perito Ricardo Molina disse ao Jornal Nacional que as imagens foram gravadas em momentos diferentes e que o objeto que teria deixado Serra “grogue”, na narração de aliados dele, era semelhante a uma “fita de rolo”. Ao longo da tarde, outros especialistas e muitos curiosos contestaram a versão.

Em grande parte, os comentários são semelhantes aos feitos na quinta-feira, quando o tópico SerraRojas também ficou entre os mais comentados do microblog. O tema faz referência ao ex-goleiro da seleção chilena Roberto Rojas, que em 1989 cortou o próprio supercílio e simulou uma agressão durante partida no Maracanã.

A TV exibiu a reportagem ao longo de aproximadamente 7 minutos na quinta-feira e informou que usou as imagens de celular porque sua equipe não tinha filmado o momento no qual Serra teria sido atingido por um objeto na caminhada.

A assessoria de imprensa de Serra já tinha negado, antes do Jornal Nacional, que o tucano tivesse sido atingido apenas por uma bola de papel. Um vídeo do SBT exibe esse momento, durante o tumulto. Citando essas imagens, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) criticaram o tucano. O programa da petista no horário eleitoral obrigatório também fez referência ao que chamou de "teatro" do presidenciável tucano.

Um comentário:

  1. liguei a globo para ver as noticias do mundo ..mas assunto era só uma bola de papel..triste

    ResponderExcluir