A operação de capitalização da Petrobras fará com que o governo registre um superávit primário recorde já em setembro.
A afirmação é do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que comentou, nesta terça-feira, o resultado primário - a economia feita pelo governo para pagar juros da dívida pública - de agosto.
No mês passado, as contas do governo foram positivas em R$ 4 bilhões. Segundo Augustin, o resultado de setembro será o maior da história do Tesouro, superando o recorde atual, medido em abril de 2008, que foi de R$ 16,7 bilhões, mas não divulgou números.
"Temos um momento difícil, em que só temos o diálogo de uma parte. Mas assim que houver a liquidação (prevista para esta quarta-feira), poderemos falar sobre a capitalização da Petrobras", afirmou.
O superávit primário registrado pelo governo central - que leva em consideração as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central - representou, entre janeiro e agosto deste ano, 1,29% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Apesar de ser maior do que o medido em 2009 (1,16%), o montante ainda é menor que a meta estipulada pelo governo brasileiro, que é de 3,3% do PIB.
FONTE: Portal Terra/Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário