Anúncio Superior

domingo, 26 de setembro de 2010

Lula: Enquanto os outros falavam, nós fizemos o polietileno verde


Presidente Lula na cerimônia de inauguração da primeira planta industrial de eteno verde do Brasil, em Triunfo/RS

“Eu sinto uma imensa alegria ao constatar que, mesmo após quase oito anos como presidente da República, ainda me surpreendo positivamente com a capacidade de nossa indústria, de nossa tecnologia e de nossos trabalhadores.

Essa afirmação foi feita pelo presidente Lula, sexta-feira (24/9), no município de Triunfo (RS), na cerimônia de inauguração da primeira planta industrial de polietileno verde do Brasil, realizada no Polo Petroquímico da Braskem.

“Hoje é um dia muito especial. Tive o orgulho de participar da capitalização da Petrobras e de vir aqui à tarde participar de um evento onde uma empresa brasileira, com tecnologia brasileira, com pesquisador brasileiro, com operário brasileiro, no solo brasileiro, nos deu a possibilidade de dizer para o mundo: enquanto vocês falam, nós fazemos e está aqui nosso polietileno verde, feito da cana-de-açúcar. Se quiserem parceria, nós brasileiros estamos de braços abertos”, afirmou.

Para Lula, o Brasil é o país com mais condições de dar respostas consistentes aos desafios ambientais do século XXI. Segundo ele, a implantação da linha de polietileno verde é uma das respostas que o país tem dado ao mundo, por ter a vantagem de ser renovável e não gerar, em seu processo produtivo, gases de efeito estufa.

“O Brasil aprendeu a conciliar suas riquezas naturais de solo e clima com intensos investimentos em pesquisa e tecnologia. Nosso país criou, ao longo de décadas, uma cultura que nos alçou ao posto de uma potência mundial da agricultura, da agroenergia e das fontes de matérias-primas renováveis. E esta cultura rapidamente se transformou, também, em uma cultura da sustentabilidade”, disse.

Lula lembrou que o dia de hoje marca uma ampliação dos horizontes das possibilidades produtivas brasileiras e defendeu que o pioneirismo da Braskem reafirma a vocação de seus dois grupos controladores: a Odebrecht e a Petrobras. “Estou certo de que essa virtuosa parceria entre duas de nossas maiores empresas públicas e privadas foi um dos ingredientes mais importantes para o sucesso a que estamos assistindo hoje”, concluiu.

O polietileno é o composto químico mais simples e barato, devido à alta produção mundial, e um dos tipos de plástico mais comum, usado na fabricação de sacolas, garrafas térmicas, frascos, mangueiras, tambores e brinquedos. Polietileno verde tem produção mais cara que o comum, mas contribui para a redução dos gases do efeito estufa ao sequestrar da atmosfera, em seu processo de produção, 2,5 toneladas de CO² para cada tonelada do produto.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/enquanto-os-outros-falavam-nos-fizemos-o-polietileno-verde/#more-17533).
LIDO: Blog Democracia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário