Anúncio Superior

terça-feira, 28 de setembro de 2010

IG/Vox não confirma Datafolha e deixa tudo como estava


O resultado do IG/Vox Populi de hoje, onde Dilma se mantém com 49%, Serra sobe para 25% e Marina cai para 12%, deixa a eleição no mesmo ponto que estava na tarde de ontem antes da divulgação do Datafolha, antecipado por aqui ainda na noite de ontem.

Não dá mais pra dizer que é um pontinho pra cá e outro pra lá. Um dos dois institutos está comendo mosca ou forçando a mão. Impossível ambos estarem certos.

"O instituto da família Frias aponta em votos válidos 51% para Dilma e 49% para os outros. O Vox dá 57% a 43%."

A diferença que em um instituto é de 2%. no outro é de 14%.
O intervalo entre um e outro é de mais de 10 milhões de votos.

Como já analisei o Datafolha, vou tratar do IG/Vox de hoje.  

1)      Dilma se mantém pelo terceiro dia consecutivo com a mesma porcentagem (49%). Isso demonstra que sua tendência de queda foi interrompida. Algo importante nesta reta final.

2)      Marina que vinha crescendo a quatro dias seguidos caiu um ponto. Foi de 13% para 12% . Isso pode significar que só um fato novo pode levá-la para além desse teto, que me parece ser em torno de 15% dos votos válidos, como já dito aqui.

3)      Serra atingiu hoje seu pico dos últimos sete dias. Foi a 25%, quando só tinha oscilado entre 23% e 24%. Isso demonstra que a artilharia contra Dilma não o beneficiava. E que agora alguns eleitores que gostam do governo Lula, mas o admiram, podem estar voltando para a sua canoa.

4)      Que sem um fato novo dificilmente esses números devem mudar. E as possibilidades de “fatos novos” até a eleição parecem ser: o debate de quinta na Globo; muita chuva no domingo em algumas regiões do país e o tal dos dois documentos. Ninguém sabe qual o impacto que o uso de dois documentos pode ter no aumento da abstenção.

Outras pesquisas virão e muita gente vai dormir mal nos próximos dias. Faz parte da ansiedade natural em momentos importantes. E eleição presidencial é um momento importante para o país.
Que bom que isso ainda mobilize tantos sentimentos no Brasil.

FONTE: Blog do Rovai

Nenhum comentário:

Postar um comentário