Anúncio Superior

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eduardo Guimarães: Vox Populi está rouca

Abaixo mais um post, dessa vez do Eduardo Guimarães - Cidadania.com, tratando sobre a questão das "Pesquisas de Opinião Pública". 

Eduardo Guimarães


A metáfora do título cai como uma luva para o que está acontecendo com o instituto de pesquisas Vox Populi, o qual, segundo informações não oficiais (divulgadas pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo), estaria com “dificuldades” para “fechar” os resultados de uma pesquisa cuja prospecção encerrou-se faz dez dias hoje.

É estranho mesmo...  Não me lembro de outra pesquisa ter demorado tanto tempo para ser divulgada apesar de estar sendo tão anunciada e aguardada, pois é a primeira grande sondagem do eleitorado em 2010 depois de o brasileiro ter tido talvez o melhor Natal de sua vida –  do ponto de vista de fartura – quando o mundo ainda vive sua maior crise econômica em 80 anos.

Do lado da torcida petista, dizem que a TV Bandeirantes (que encomendou a pesquisa ao Vox Populi), veículo notoriamente serrista, estaria segurando o resultado porque é muito bom para Dilma; do lado da torcida tucana, dizem que o Vox Populi é petista e estaria segurando a pesquisa porque é ruim para Dilma.
É a escola de samba do crioulo doido. Nestes momentos, sinto-me meio ridículo por ter lado... Mas o fato é que um dos dois (petistas ou tucanos) tem razão. Essa pesquisa teve sua divulgação postergada por desagradar ou para desagradar alguém. Mas também pode ser para degradar alguém, e esse “alguém” é a própria instituição pesquisadora.

Explico: seja qual for o resultado da pesquisa, ele já foi prejudicado pela demora (sem explicações) na sua divulgação. Quando sair – e se sair –, o lado que se sentir agradado estará impedido –ou, ao menos, contido – para comemorar, pois o outro lado dirá, com razão, que aquele resultado seria “explicação” para a demora em ser divulgado.

E quem fica com a má fama? Quem fez a pesquisa, claro, ainda que quem a encomendou, ao não dar explicação nenhuma para o atraso em sua divulgação, possa ser posto sob suspeita com toda justiça.
Podemos ter uma indicação de que é isso o que está acontecendo quando vemos os resultados parciais da pesquisa que vêm sendo divulgados a conta-gotas pela Bandeirantes e quando vemos como os tucanos estão se comportando...

Ao proporem uma medida judicial junto ao TSE depois da outra contra suposta propaganda antecipada de Lula, ao insultarem uma ministra de Estado chamando-a de mentirosa, enfim, ao ficarem alardeando na mídia que controlam que só o outro lado faz proselitismo político enquanto Serra não faz outra coisa, tucanos e pefelês comportam-se como perdedores.

Lembram-se de Alckmin em 2006 ou de Serra em 2002 atacando com tudo e mais um pouco o “Lulinha paz e amor”? Pois é, meus caros, a oposição sabe de coisas que mal supõem nossas vãs filosofias, ou seja, que está precisando atacar.  E, em política, quem precisa atacar é quem está na frente ou quem está atrás?

Sabendo-se que o Vox Populi não teria interesse em se desmoralizar, e supondo-se que a Band é tucana – e ela é –, a pesquisa estaria demorando para ser divulgada porque seu resultado não agradou à emissora. Assim, como quando a pesquisa sair, depois de tanta demora, já sairá desmoralizada, o impacto indesejado que provocará será menor.
Faz sentido?

Fonte: Cidadania.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário