Anúncio Superior

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Uma realidade: Em SP Bebemos Água de Esgoto (sem tratamento)

É inacreditável a situação que envolve a empresa pública paulista que cuida, ou deveria cuidar do saneamento básico de água e esgoto da população do Estado de São Paulo, a SABESP.
Como devem lembrar os queridos leitores deste blog, até pouco tempo atrás esta empresa era o cartão de visitas do governador Serra, que investiu pesado na divulgação desta marca e vendia a imagem da Sabesp país afora.
O Brasil passou a conhecer a eficiência administrativa do Governo de São Paulo - trabalhando por você. Uma administração tão linda quanto as peças publicitárias encomendadas a peso de ouro para mostar uma São Paulo que não existe.

Mas voltando á Sabesp, de uma hora para outra ela passou á ser alvo até mesmo de ações judiciais por parte de prefeituras da grande São Paulo e culminou no descrédito generalizado por parte de seus milhares de usuários insatisfeitos.

A coisa é grave. Tão grave que até o reduto da elite de SP - as praias do Guarujá - foi alvo do péssimo serviço prestado pela Estatal a ponto das clínicas particulares da cidade afirmarem que nunca viram tantas pessoas em suas salas de atendimento como no final de 2009. São inúmeras as denúncias contra a Sabesp.

Até bem pouco tempo atrás pelo menos, tudo era mantido no mais absoluto sigilo pela mídia.

Claro, entendemos como seres não pensantes - (é isso o que o PIG acha), que não é possível a mídia receber MILHÕES DE REAIS todos os meses dos cofres públicos com publicidade e ao mesmo tempo apresentar para a opinião pública matérias com a realidade nua e crua dessas empresas.
Mas fazer vista grossa para uma questão de saúde pública é no mínimo prova de insensibilidade e insensatez com seu público. Ao mesmo tempo que acoberta péssimos administradores públicos, no caso o Governo de São Paulo, que agora busca desvincular sua imagem da Sabesp. Assim como ele faz com tudo que é negativo a sua imagem. Mas não canso de repetir: Ele é péssimamente assessorado em Marketing. Se bem que sinceramente como pessoa do Marketing posso afirmar: esse produto nem o Dr. Kotler consegue vender!

Abaixo reproduzo matéria da Folha de Alphaville de Outubro passado onde descobrimos que:
"50% do esgoto coletado "deve"?? ser tratado já em dezembro de 2010" ???

Eu pergunto: de cada litro d´agua que bebo da torneira hoje, mais da metade é esgoto?
Será que o Governador do Estado de São Paulo poderia me esclarecer por favor?

Silvinho e Furlan declaram guerra à Sabesp

Prefeitos querem solução para a coleta e tratamento de esgoto
Simone Trino


A série de reportagens exibida pela Rede Globo sobre a situação do rio Tietê, que recebe o despejo de quase 100% do esgoto produzido nas 39 cidades da região metropolitana e da capital, desperta a atenção para dois problemas crônicos na região.
Primeiro, a falta de tratamento de esgoto das cidades e, segundo para a poluição do Tietê, que não só provoca um visual horrível, como afasta investimentos, aumenta os casos de doenças respiratórias da população, corrói equipamentos eletrônicos, entre tantos outros problemas.

Só que a situação do rio não é uma responsabilidade das prefeituras. Embora as cidades sejam cortadas pelo Tietê, a coleta e o tratamento de esgoto é uma responsabilidade da Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico), que detém contrato de concessão para a prestação desse serviço nos municípios.

E críticas não faltam aos serviços prestados pela Sabesp. A companhia cobra a taxa de água e esgoto de todas as residências, empreendimentos, empresas, todavia não reverte essa arrecadação para as obras necessárias.

É justamente por isso que os prefeitos de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, e de Barueri, Rubens Furlan, decidiram, novamente, declarar guerra à companhia. Silvinho cobrou, publicamente, a Sabesp pela lamentável situação de coleta e tratamento de esgoto em Santana de Parnaíba. Silvinho foi entrevistado nesta terça-feira, 29, ao vivo, no programa SPTV 1ª edição da Rede Globo.

"A Sabesp é inimiga número 1 dos municípios de São Paulo. O serviço prestado por ela é de má qualidade, seja no fornecimento de água, seja no fornecimento de esgoto. Ela não faz a coleta, e quando faz, não trata", esbravejou. De acordo com ele, 75% da situação vista hoje no trecho do rio que corta a cidade é de responsabilidade da Sabesp.

Questionado sobre a manutenção do contrato de concessão à empresa, ele explicou que a Sabesp cobra cerca de R$ 9 milhões, por ano, para realizar um serviço de coleta e tratamento de esgoto e não o faz. "Algumas propostas de ações contra a companhia já foram enviadas ao Ministério Público, mas ainda não há definição alguma", explicou o prefeito.

De acordo com ele, romper o contrato com a Sabesp é inviável para o poder público local, pois toda a rede de abastecimento de água, já implantada pela companhia, teria de ser adquirida da empresa.

Para se ter uma ideia, em Alphaville e Tamboré, onde os residenciais constroem suas próprias redes de coletas de esgoto, elas são "doadas" à Sabesp. Mesmo assim, o esgoto é coletado e não é tratado.

Silvinho, novamente, defendeu a união de forças de todas as prefeituras, do estado e da União para viabilizar recursos financeiros, inclusive com empréstimos internacionais, que façam frente ao volume de obras necessárias, sem esquecer os investimentos pesados em projetos de educação ambiental.

Barueri
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, decidiu dar um ultimato à empresa e tem cobrado uma solução definitiva para os problemas de saneamento. "Há anos temos dificuldades de diálogo e de soluções junto à Sabesp", disse, durante reunião realizada com seus secretários municipais e representantes da concessionária na última segunda-feira.

De acordo com Furlan, a prefeitura tem feito sua parte, com a limpeza de córregos, o desassoreamento e o tamponamento, só que a Sabesp é responsável pela coleta e o tratamento de esgoto.
O superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, Milton Oliveira, afirmou que a previsão da concessionária é tratar 40% do esgoto coletado de Barueri até o final de 2009 e, em 2012, elevar o índice para 50%. Milton Oliveira disse ainda que será mantido o plano de investimento para o município, que atinge R$ 47 milhões.

Contudo, devido à pressão do prefeito e à parceria que a prefeitura propôs com a empresa, 50% do esgoto coletado deve ser tratado já em dezembro de 2010 e, até 2012, o número deve saltar para 70%.
A prefeitura agendou nova reunião com a Sabesp para a próxima semana. "Não há descanso. Quero todo mundo se movimentando até que estejamos tratando 100% do esgoto produzido na cidade", disse.

Retrato do rio
Parnaíba é uma das cidades que mais sofrem com a poluição do Tietê.
Parnaíba recebe 50 metros cúbicos, por segundo, de água poluída, vinda de vários locais, entre eles, São Paulo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, municípios da região do ABC e do próprio rio Pinheiros, que tem o seu curso desviado para que não haja poluição na represa de Guarapiranga.

Os gases produzidos por essa poluição, como o Sulfídrico (H2S), são danosos tanto à saúde da população - a cidade apresenta um dos maiores índices de doenças respiratórias da região, em crianças e adultos - quanto aos equipamentos elétricos, fiação e dos metais em geral, que são corroídos.
Outro grande problema é a espuma que se forma abaixo da Barragem Edgard de Souza, provocando um desconforto ainda maior. Todos esses problemas, aliados ao mau cheiro, castigam, em demasia, os milhares de moradores da cidade.

Fonte: Folha de Alphaville - (negritos deste blog)

Um comentário:

  1. Estive lendo sobre alguns temas em seu blog, realmente, foi muito incisívo em suas declarações a respeito das confusões tucanas na política, mas vejo que seus ataques e críticas ao PSDB e ao governo FHC são muito mais uma defesa ao PT do que uma reprovação propriamente dita. Quando ví o título do blog achei que seria realmente algo crítico, mas é apenas mais uma forma de convencer pessoas de um ponto de vista particular.
    Tenho uma sujestão para o seu blog, posta aí alguma coisa sobre as contradições da Marina, 4 anos de PL122 pelo PT, as privatizações irão continuar tucanos? ou seja, sem alisar ou defender ninguém! fora isso parabéns pelo blog, abço!

    ResponderExcluir