Anúncio Superior

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A visão de Stephen Kanitz: Left - Right / Right - Left está ultrapassado

Lula Light versus Dilma e Serra Left

As páginas amarelas de Veja, com a entrevista A Esquerda Somos Nós, revela o que provavelmente será a estratégia da campanha do PSDB.
O PSDB quer se colocar como o partido de esquerda novamente, como sempre foi, e se posicionar inclusive à esquerda do PT, como é dito na entrevista.
O que em marketing significa segmentação de mercado. Qual o mercado, neste caso eleitoral, você pretende priorizar?
Esta estratégia tem vários problemas.
1. A Dilma já é vista como sendo a esquerda deste PT que está aí, e assim o PT poderá perder muitos eleitores, que votaram no Lula Light, mas não votam na Dilma Left.
2. Um Serra Light poderia capturar estes votos, mas não se o PSDB se posicionar a esquerda do PT.
3. Pode também colocar a perder os votos da classe média, que é de centro direita ou liberal. Por isto, o PT se juntou com o Vice do Partido Liberal.  Muitos eleitores hoje vem o PSDB como centro direita, ou pelo menos a direita do PT. Perder a classe média, por que ?
3. Muitos empresários ficaram surpresos que o PT não é contra empresas, como imaginavam, e desta vez podem até votar pelo continuísmo.Um PSDB Left, poderá assustar ainda mais as empresas que sabem da postura anti grande empresa do PSDB.
4. O grande efeito do governo Lula, foi criar uma nova e enorme classe média, que não existia, e que tendem a migrar para o centro e centro-direita. Quem não tem nada a perder vota normalmente esquerda, mas quando começa a ter "algo a perder", tipo casa, poupança, se preocupa com impostos de herança, impostos sobre patrimônio, inclusive criados pelo PSDB, votam mais a direita.
5. O PSDB poderia ter ficado quieto e deixado lentamente esta nova classe média cair no seu colo. Poderia ter adotado o discurso deste blog, do capitalismo socialmente responsavel, de um páis bem administrado por administradores socialmente responsáveis com anos de experiência e não por intelectuais acadêmicos que é a visão que o PT tem do PSDB.
7. Apesar da imagem de bom administrador, Serra nunca cativou, não elogia os 2 milhões de administradores deste país, que com seus 10 subordinados em média,  poderiam lhe dar mais 20 milhões de votos importantes. O suficiente para mudar a eleição.
Veja quantas vezes eles foi paraninfo de uma turma de administração, e quantas vezes ele foi paraninfo de uma turma de economia.Não é assim que se constroi uma imagem de excelente administrador.
8. Com a força política que o PT deu a Henrique Meirelles, muitos destes 2 milhões de administradores votariam num PT Light, mas talvez tenham dúvidas com relação a um PT Left, nem num PSDB Left.

Com dois partidos focando seu marketing para a esquerda do PT Light, abre espaço para um outro candidato, ainda desconhecido, abocanhar a centro-esquerda, o centro, a centro direita, e a direita, simplesmente com um discurso centro esquerda mais moderno.

Que na minha opinião seria o discurso do capitalismo socialmente responsável, de um pais bem administrado que aumentaria a produtividade de todos os brasileiros. Eu se fosse o PMDB, lançaria Meirelles não para Vice, mas para a Presidência, com um discurso centro esquerda, a DIREITA do PT Left.

Não com um discurso Social Democrata que já está ultrapassado, mas com discurso de Capitalismo Socialmente Responsavel, de Sustentabilidade, de Preservação do Meio Ambiente com Crescimento, de Consumismo Responsável, decretando o fim do endeusamento do Crescimento do PIB e o Neo-Desenvolvimentismo. Queremos produtos que durem e de qualidade, e não produtos descartaveis que aumentam o PIB.

São dezenas de idéias novas, modernas, que vão além do Left-Light, Light-Left que ninguem mais aguenta. Pelo menos a nova geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário