Anúncio Superior

domingo, 24 de janeiro de 2010

Zé Dirceu: O Fracasso da Estratégia Tucana

Você encontra abaixo ponto de vista de Zé Dirceu sobre o momento do PSDB e os chiliques verbais nas notas oficiais do partido contra a candidata Dilma Roussef. Incluo ainda observação de Eduardo Guimarães explicando o porque de tanto nervosismo.

Do Blog do Zé Dirceu
O Fracasso da Estratégia Tucana
A atual postura, totalmente fora do controle do PSDB e de seus líderes, precisa ser entendida. Os tucanos traçaram um cenário para as eleições de 2010 que não se concretizou, uma vez que apostaram na crise internacional, fizeram de tudo -- boicotando, combatendo e votando contra as medidas do governo Lula contra a crise --, como continuam contra o Pré Sal, na expectativa de que 2010 seria um ano de recessão e desemprego, cenário que não se confirmou, pelo contrário: o governo e o presidente Lula conquistaram seu maior grau de aprovação e apoio em plena crise internacional ano passado.

O segundo cenário era que Lula não ia transferir votos para Dilma Roussef e o PT se dividiria, não construindo alianças e palanques regionais para sua candidata. Chegaram a avaliar que o PT não aceitaria Dilma como candidata. O PT não se dividiu, pelo contrário, fez uma eleição exitosa de sua direção, apoiou Dilma praticamente por unanimidade e a candidata tem hoje 25% de votos e já empata com José Serra na espontânea; não tem rejeição superior a dos outros três candidatos; já ultrapassa Ciro Gomes em 10 pontos no primeiro turno e o vence no segundo; já tem o apoio do PMDB, e do PDT, caminhando para ter o do PC do B e PR e mesmo do PP e PRB.

Também ao contrário do que previam os tucanos e o DEM, os palanques estaduais de Dilma se consolidam e, mesmo no Rio Grande do Sul, onde eles apostavam no rompimento com o PMDB, as notícias não são boas para eles: José Serra está perdendo o PMDB gaúcho. O candidato do PMDB ao governo, José Fogaça, tem dito que pode apoiar Dilma se esta for a decisão de seu partido, a senha é “Dilma não é PT, é antes de tudo gaúcha”.

Nos outros estados a situação não é diferente, não se entendem em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, não chegaram a um acordo com Aécio Neves, o que pode lhes custar uma derrota em Minas Gerais, o segundo eleitorado do país.

Assim, os ataques desesperados e desqualificados do presidente do PSDB ao governo, a candidata e ao PT se explicam pelo fracasso da estratégia tucana, pela crise sem precedentes do DEM e pela falta de propostas e programa da oposição. Daí a desastrada entrevista a revista Veja de Sergio Guerra e a ressurreição de Gustavo Franco, o do câmbio fixo e dos juros reais de 27,5%, o que dobrou a dívida interna e fez uma farra fiscal no primeiro governo FHC, até que o país quebrou e o FMI obrigou os tucanos a aceitarem a câmbio flutuante, deixando para o governo Lula a tão falada Herança Maldita.

Do Blog do Eduardo Guimarães
Por Que os Tucanos Estão Nervosos

Leiam, abaixo a locução de Fernando Mitre, âncora do Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, com uma tremenda cara de enterro, no fim da noite da última quinta-feira.
Transcrição textual da fala do âncora da emissora paulista:

Uma nova pesquisa nacional de intenção de votos começa a ser fechada pelo instituto Vox Populi para ser divulgada na próxima segunda-feira (25/01).
 No terceiro maior colégio eleitoral (do Brasil), o Rio de janeiro, os resultados já computados trazem uma surpresa nada agradável para os tucanos. Os números mostram um empate entre Dilma Rousseff e José Serra quando Ciro Gomes entra na lista.
Serra fica com 27% e Dilma com 26%; Ciro com 14 e Marina com 9.
Na última pesquisa, Serra mantinha uma boa vantagem, que perde agora, no momento em que a popularidade do presidente Lula está ‘bombando’ no Rio. A avaliação de seu governo subiu para 69% de ótimo e bom.
O ‘cabo eleitoral’ está funcionando...

Um comentário:

  1. As pesquisas vêm demonstrando que ministra Dilma, embora venha crescendo na intenção de votos, não tem conseguido conquistar a simpatia do eleitorado. Nas conversas de botecos, na radio Pião e nas conversas entre amigos poucos acreditam que Lula irá conseguir transferir votos para a ministra apesar da maioria da população aprovar o governo Lula e saber que a ministra é a candidata do presidente. No geral as pessoas não acreditam que ela se elege. Faça a sua pesquisa pessoal junto a seu amigos, parentes e funcionários.
    O certo é que a cada pesquisa Ciro se torna peça importante no tabuleiro eleitoral Logo, Ciro é coringa neste jogo, pois sem a sua candidatura- Serra cresce quando Ciro sai- a oposição poderá ganhar no primeiro turno.È por isso que o PT, por não saber ainda qual melhor atitude tomar em relação Ciro, vem fomentando a candidatura dele em São Paulo.Bom para Ciro, que vem ganhando destaque no maior colégio eleitoral do Brasil.

    ResponderExcluir