Anúncio Superior

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Azenha: Mal Jornalismo do século 21

Convergência Digital: Mau jornalismo do século 21

cd.jpg
O fato de que você usa as mais modernas tecnologias da informação, de que sabe o que é e usa o twitter, está longe de isentá-lo de fazer mau jornalismo.
Eu não sei se algo se esconde por trás disso, se é a caça por uma manchete atraente ou simplesmente ruindade.

Atentem para a manchete do site Convergência Digital, que sugere que Marcelo Branco teria "vazado indevidamente" declarações do presidente Lula sobre o Projeto Nacional de Banda Larga.
Ora, tratava-se de uma reunião pública. Qualquer participante do encontro estava livre para sair dali e usar um telefone público, um blog ou dar uma entrevista falando sobre o encontro. O que Marcelo Branco fez, devidamente autorizado, foi usar o twitter durante a reunião, na qual o presidente da República expressou publicamente a posição do governo sobre a banda larga.

Assim, a ideia de que houve "vazamento" é, francamente, estúpida. Quando muito, houve furo de reportagem.
Em outro texto, o site sugere movimentos exóticos de especuladores em torno das ações da Telebras e tenta juntar pé com traseiro: o discurso público de um presidente da República "vazou" no Twitter e teria turbinado as ações da Telebras. Diz o texto:
Bovespa

Nesta quarta-feira,03, espera-se uma nova movimentação atípica com as ações da Telebras na Bovespa, as quais desde 2007 vêm sofrendo oscilações, à medida em que alguma informação é publicada na imprensa. De lá para cá, jornalistas têm sido constantemente assediados por investidores, sempre interessados em divulgar informações de bastidores que possam de alguma forma contribuir para manter a cotação desses papéis em alta.


Quem "espera" uma nova movimentação atípica? O Convergência Digital torce por uma movimentação atípica? Quem são os "jornalistas assediados"? Quem os assedia? Não seria o caso de denunciar os assediadores à Comissão de Valores Mobiliários, que supostamente investiga "movimentações atípicas" no mercado financeiro?
Vou "vazar" esse texto no Twitter, ok? Mas não contem para ninguém. É sigiloso.

FONTE: Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário