Anúncio Superior

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O "humor" tucano do Casseta e Planeta



Reproduzo matéria de Cláudio Gonzalez, publicada no sítio Vermelho:

Mais de 500 comentários de leitores num único post, quase todos criticando o conteúdo da postagem. Não é todo blogueiro que consegue esta façanha. Mas o "humorista" Cláudio Manoel, do programa Casseta e Planeta, da Rede Globo, conseguiu. Após publicar em seu blog uma imagem ofendendo Dilma e o ex-técnico da seleção, Dunga, mais de 500 internautas escreveram ao blog criticando o baixo nível do ataque.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o uso de sátiras e piadas em referência a partidos e candidatos. Mas o próprio STF ponderou que o humor deveria respeitar limites éticos e não descambar para a propaganda política e a degradação. Parece que a turma do Casseta não entendeu esta parte. Mas o humorista, pelo menos, foi coerente ao permitir que os leitores o criticassem no espaço de comentários. Só depois que a coisa começou a ficar muito feia para ele, é que passou a moderar as mensagens e privilegiar os de simpatizantes de Serra que entraram no blog para apoiá-lo. O que talvez explique o fato da maioria dos comentários mais recentes serem a seu favor.

Em nova postagem publicada no dia seguinte sob o título "Aviso de Posicionamento Eleitoral", Cláudio Manoel tenta se defender: "… não tenho candidato! Ainda estou 100% indeciso ! Não sei se no dia 3 de outubro vou à praia ou fico em casa coçando o saco! PS: comentários com palavrões, xingamentos em geral e com ofensas ou referências a pessoas que nada têm a ver com meu blog serão 100% limados!", avisa o humorista.

Dos mais de 500 comentários publicados, selecionamos 20 que mostram o "humor" dos internautas em relação à charge sem graça e ofensiva que Cláudio Manoel publicou.

Marcio H Silva:
5 setembro, 2010 as 2:50 am

Jogamos 19 copas e perdemos 14. Nesta última que a Globo não se deu bem com as exclusivas, estão querendo detonar o cara. Antes da copa ele era o cara, ganhou tudo, mas como não deu mole para a Globo estão querendo prejudicá-lo. Uns caras criativos como os do casseta se vendendo para os PIGs. Parei de ver o programa e agora que não vejo mais.

Adriano:
4 setembro, 2010 as 4:55 pm

Que pena! Achava que seu humor fosse sadio e apartidário, porém vejo que você se alia a um pensamento ultrapassado de poder. Compreendo que a manutenção do seu emprego venha de tomar esta posição, mas a que custo no futuro seu e de seu país?! Perdeu um fã… se é que isso lhe importa…

Aline:
4 setembro, 2010 as 4:03 pm

Sabe, eu era contra a tal censura dos humoristas, mas agora vejo q é um mal necessário. Já não via esse programinha medíocre mesmo, agora é q nunca mais perco meu tempo com isso.

Anastázia:
4 setembro, 2010 as 3:27 pm

Piadinha tãããão sem graça… Mas eu estou achando muito engraçado o desespero dos opositores de Dilma.

Wilson Campos:
3 setembro, 2010 as 5:50 pm

Leitores não será possível fazer charge com Serra e com o Alckmin, pois eles são tão sem graça, tão sem sal…..Dois verdadeiros picolés de Chuchú que não dá gancho nem para uma piada decente.
A não ser que que o Casseta e Planeta caso eles tenham coragem e provem que são imparciais é claro, façam um quadro cômico com o Serra e o Alckmin saindo de casa e pagando pedágio, entrando na padaria e pagando pedágio, indo para o trabalho e pagando pedágio, como todo cidadão do Estado de São Paulo faz.
Mas para fazer isso acredito que “Eles não tem coragem”.

Almerindo:
3 setembro, 2010 as 4:48 pm

É, Cláudio Manoel (ora, pois, pois)…
Perdeste a grande oportunidade de fazer humor, ao invés de terror. Basta ver a profusão de respostas ao seu ridículo post. Não se iluda. As coisas na internet são assim mesmo, principalmente quando querem tentar avacalhar o que demorou tanto para o povo brasileiro conseguir: ser mais feliz e ter uma vida mais digna! Ou você acha que 14 milhões de empregos nestes 8 anos de governo do Presidente Lula (ele prometeu 10 milhões…) não significam nada???

Como diz o provérbio: prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. E durma com um barulho desses…

Felipe:
3 setembro, 2010 as 4:42 pm

Ih, tá fraco esse “humor-ataque”. Deste jeito a Dilma sobe mais ainda. Quer vê-la com 80%, é?

marta mendes santos:
3 setembro, 2010 as 4:30 pm

Eu já não curtia muito vcs…agora é que não quero ver nem pintados… vcs desceram abaixo de zero no meu conceito: passaram de ridículos à insignificantes… Lamentável!

Ismael Sousa:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Comentário besta, desnecessário, e não há graça nenhuma… Prefiro vc no Casseta. Humor sim! Desrespeito não!

Fernanda:
3 setembro, 2010 as 4:15 pm

Isso era pra ser piada? Cara, liberdade de imprensa não é sinônimo de “liberdade de ofensa”. Vocês devem respeito, como qualquer cidadão, à pessoa do candidato, pois o simples fato de serem imprensa não o libera para publicar coisas como essas. Vergonhoso, patético, ridículo. Extremamente decepcionante.

elias barreiros:
3 setembro, 2010 as 3:07 pm

É nítido que militantes de ambos os principais concorrentes à presidência têm navegado pela rede para comentar todas notícias pró e contra Dilma e Serra, o que é ótimo para a democracia. Eu não milito por nenhuma candidatura, porém é descarado a campanha pró Serra na grande mídia, e por seus representantes, como o senhor. isso sim é antidemocrático, pois usa a faceta da “neutralidade” para fazer campanha eleitoral, que tenha pelo menos o mérito de assumir um lado da disputa. Medíocre.

Janio Aguiar (Ubajara/CE):
3 setembro, 2010 as 2:56 pm

Cara, esse tipo de ‘piada’ só mostra o desespero e a decadência de vcs! Mesmo Dilma sendo tudo isso que vcs falam, ainda assim vai ganhar de goleada. Presta atenção do tiro no pé que vcs deram: Quem vai ganhar de goleada é isso, e quem vai perder com 20% do votos é o que hein? O Serra tá perdendo até pra umidade do ar. Como vai querer ganhar da Dilma!?

Marcelo Rodrigues:
3 setembro, 2010 as 2:50 pm

Como não consegui rir desta porcaria nem com cosquinhas, vou pagar com um vale-risada, tá bom?

nelson do nascimento filho:
3 setembro, 2010 as 2:22 pm

Cláudio Manoel!!!
Vc fez história ao criar (não sei se foi vc quem criou, mas vc deu vida a ele) o seu Creisson! Não estrague com os pés o seu legado! Faça humor e deixe comentários de política para quem saber fazer! Na boa, rapá! Faça o que vc sabe fazer melhor, faça humor!

Hubert:
3 setembro, 2010 as 2:16 pm

É isso que vcs chamam de liberdade de imprensa? É isso que fazem com a liberdade de imprensa? Eu não acho graça nenhuma, nem se fosse com o Serra! Não espero imparcialidade nem bom senso de funcionários da Globo, mas respeito e responsabilidade seria bom de pessoas que se dizem profissionais de alguma coisa. Sabia que estavam no ramo da palhaçada, mas não desse tipo de palhaçada!

jurandir filho:
3 setembro, 2010 as 7:38 am

Voces, do casseta, acharam engraçado? Eu não achei. Eu faria melhor. Eu poderia mais.

barbara:
3 setembro, 2010 as 4:27 am

Dilma pode levar o país para o buraco? assim como Lula ‘poderia’, em 89, 1994,1998, 2002 e 2006? que lorota mais velha e carcomida. deus do céu, nem a direita rançosa consegue mais achar graça nisto.

Dilma é inexperiente? Não vou discutir a experiência dela, mas a sua, casseta, não tem te servido de nada! E a experiência do PSDB em perder para um governo popular tem servido de alguma coisa? De nada, pois não entende que o país mudou e não vai ganhar as eleições desqualificando o adversário. Por último: é a Dilma que não gosta da mídia ou a mídia que não gosta da Dilma? Um pirulito para quem acertar!

karpov:
3 setembro, 2010 as 3:51 am

Tanta movimentação, tanta mobilização em nome da retomada das piadas com candidatos para vocês publicarem montagens dignas de alunos do ensino fundamental? Francamente seu casseta, volte para o planeta.

Alexandre Henrique:
2 setembro, 2010 as 11:48 pm

Que vergonha hein Casseta? Lamentável a piadinha atendendo aos interesses do patrão. Pensava em anular o meu voto mas o comportamento reacionário da mídia esta fazendo eu mudar de idéia. Apesar dos pesares um grande abraço…

N. faria:
2 setembro, 2010 as 11:47 pm

Não é à toa que o Claudio Manoel recomenda o livro do Demetrio Magnoli, um reaça de primeira linha. Estão em plena sintonia. O Serra acusa os blogs que apoiam a Dilma, de sujos. Será que com acusações grosseiras como essas, ele classificaria esse blog como limpinho?

Em tempo: Para o pessoal do Casseta aprender a fazer humor político com inteligência e sagacidade, sugiro que leiam este texto do blog "Biscoito Fino e as Massas": As aventuras do careca ou fábula de um país imaginário.

FONTE: Blog do Miro

Nenhum comentário:

Postar um comentário